21/02/2017
Otimismo com as lavouras de soja

Otimismo com as lavouras de soja

Até agora, o desenvolvimento das plantas é satisfatório, segundo a Emater

Com 5,68 milhões de hectares cultivados com soja, o Rio Grande do Sul poderá colher safra recorde novamente, conforme estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em fase de desenvolvimento vegetativo e início da floração, as lavouras apresentam condições satisfatórias, segundo boletim da Emater.

– Até agora, o desenvolvimento está indo muito bem – confirma Luis Fernando Marasca Fucks, presidente da Associação dos Produtores de Soja do Rio Grande do Sul (Aprosoja-RS). A previsão de La Niña moderado para o verão, porém, deixa os produtores em alerta pela possibilidade de precipitações isoladas. O período crucial para a cultura é a fase de enchimento de grãos – normalmente em fevereiro.

– Viemos de quatro safras cheias seguidas. Vamos torcer para que essa seja a quinta – afirma Fucks.

Para este ciclo, há expectativa de novo aumento da área com safrinha de soja, plantada imediatamente após a colheita do milho no Estado. O investimento em uma segunda safra deve ser mais visível em áreas irrigadas com pivô central, que garantem boa produtividade mesmo fora do zoneamento da cultura.

Foto: Diogo Zanatta