18/06/2025
Aprovado projeto que institui o programa “Vereador Mirim” na Câmara

Aprovado projeto que institui o programa “Vereador Mirim” na Câmara

A Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Barros Cassal, realizada na noite de segunda-feira, 16/06, foi marcada por votações importantes, pedidos de providência e anúncios voltados à comunidade escolar.

Entre as proposições apresentadas, o vereador Mauro Heitor da Silveira (PP) solicitou que a Secretaria de Obras e Viação realize a construção de um bueiro na Avenida Maurício Cardoso, nas proximidades da entrada que dá acesso às comunidades de Vila Nova, Linha Machado, Linha São Sebastião e Linha Ceccon. Conforme o vereador, o local enfrenta acúmulo de água em dias de chuva, gerando transtornos aos motoristas, principalmente motociclistas, com a estrada permanecendo alagada por vários dias.

Também foi apresentado o Pedido de Providência nº 003/2025, de autoria da vereadora Daniela Marlise Rodrigues (MDB). A parlamentar pediu a manutenção e recuperação da estrada no Passo da Laje, com atenção especial ao trecho próximo à entrada das propriedades dos senhores Juarez e Ênio Piassin.

Tribuna livre

Durante o espaço da Tribuna Popular, a diretora do Instituto Estadual de Educação Castro Alves, Dulcemar Simionato divulgou duas importantes iniciativas do educandário: o retorno da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) para o Ensino Médio e o convite para a tradicional Festa Junina da escola.

Segundo Dulcemar, o EJA terá início em agosto e permitirá que jovens e adultos com mais de 18 anos, que já concluíram o Ensino Fundamental, finalizem o Ensino Médio em apenas um ano e meio. As aulas ocorrerão à noite, de forma híbrida, com quatro dias presenciais e um dia de aula online. Para formar a turma, é necessário o mínimo de 15 alunos, e as inscrições já estão abertas.

Ela destacou ainda o apoio da Escola São José, de Soledade, que apadrinhará a turma, viabilizando a implementação do projeto. Além disso, convidou a comunidade para dois eventos: a 3ª Mostra Científica, no dia 18 de junho, com o tema sustentabilidade, e a Festa de São João, no dia 27, com programação tradicional de músicas, quadrilha, comidas típicas e o acendimento da fogueira.

Projetos aprovados

A sessão também teve aprovação de projetos importantes para o município: Projeto de Lei Legislativo nº 004/2025, de autoria da vereadora Aparecida de Fátima Neves (PP), que institui o programa “Vereador Mirim”, destinado a estudantes do 4º ao 8º ano do Ensino Fundamental.

Projeto de Lei Executivo nº 054/202 que autoriza a contratação temporária de um motorista para o SAMU. O vereador Valdy Nolli (PP) apresentou emenda determinando prazo improrrogável de seis meses para o contrato, reforçando a necessidade de priorizar a realização de concurso público.

Projeto de Lei Executivo nº 056/2025 que autoriza a contratação emergencial de um profissional Fonoaudiólogo para atuação na Unidade Centro Clínico. O projeto foi aprovado por unanimidade.

Durante a discussão deste projeto, a vereadora Daniela Marlise destacou que a tramitação chegou com atraso e fez um apelo para que projetos relacionados a serviços essenciais sejam enviados com mais antecedência. A vereadora Aparecida reforçou a importância do tema e informou que a Casa já enviou ofício ao Executivo solicitando que tais projetos sejam protocolados com tempo hábil.

Por fim, foi aprovado o Projeto de Lei Executivo nº 059/2025 que autoriza a contratação temporária de dois Agentes de Apoio para atuar na Secretaria Municipal da Educação. O vereador Alexandre Cardoso (PP) também apresentou emenda limitando o contrato a seis meses, com a mesma justificativa de priorizar futuras contratações via concurso público.

A Presidente do Legislativo, Aparecida Pereira (PP) reforçou o convite para a audiência pública que acontecerá dia 25/06/2025, às 13:30h, nas dependências da Câmara Municipal, onde serão abordados temas importantes para as comunidades beneficiadas com os pontilhões no interior do município.

Ao final da sessão, os vereadores utilizaram o espaço das explicações pessoais para abordar diferentes temas de interesse da população, reforçando o compromisso com as demandas locais.

Próxima sessão

A próxima Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Barros Cassal está agendada para segunda-feira, dia 30 de junho.

Fonte: Informativo Regional