23/05/2025
Câmara aprova realização de Processo Seletivo para a Secretaria de Obras e Viação

Na noite de segunda-feira, 19/05, a Câmara de Vereadores de Barros Cassal realizou mais uma sessão ordinária marcada por convites, reivindicações e reconhecimento às mulheres do município. Um dos destaques foi a participação de Aldeneide Fiorentin, que utilizou a tribuna livre para convidar os parlamentares e a comunidade para a 10ª edição do Baile das Trabalhadoras Rurais, que acontecerá no dia 23 de maio, no ginásio de esportes do município.
“Estamos celebrando dez anos de história do nosso grupo. Teremos desfile com 13 candidatas, escolha da nova corte, premiação para as melhores torcidas e presença das cortes anteriores. Nosso objetivo é valorizar essas mulheres que, com coragem e dedicação, transformam o campo todos os dias”, disse Aldeneide, destacando ainda o apoio do Sicredi, da Prefeitura, da Câmara de Vereadores e de secretários municipais, além do comércio local. Para facilitar o acesso ao evento, haverá transporte gratuito por meio das cinco principais linhas do município.
A presidente da Câmara, vereadora Aparecida de Fátima Neves (PP), reforçou o convite durante sua fala na tribuna. “Quero destacar a importância do evento que celebra o protagonismo das mulheres rurais. Vocês representam muito bem todas nós, mulheres barros-cassalenses. Estarei presente, com muito orgulho. Leve sua torcida, participe, prestigie nossas candidatas”, disse.
A vereadora também parabenizou os organizadores da tradicional festa de Nossa Senhora Medianeira, realizada no domingo. “Quero deixar meu reconhecimento aos festeiros da nossa Paróquia Medianeira. A festa é sempre uma grande celebração de fé e união, e mais uma vez foi um sucesso”, comentou.
Além disso, Aparecida voltou a cobrar melhorias na infraestrutura rural. “Faço um apelo à Secretaria de Obras para que seja revista a estrada na Coxilha Grande. A via principal foi feita, mas a entrada que passa pelas propriedades da Tereza, do Sadi e do Adriano está em péssimas condições. É um trecho curto, mas muito importante para grandes produtores do nosso município”, explicou. A presidente também reforçou uma solicitação feita anteriormente pelo vereador Alexandre, sobre a Rua Cândido Carneiro, onde moradores enfrentam dificuldades para acessar suas residências.
Projetos aprovados e pedidos de providência
Durante a Ordem do Dia, os parlamentares aprovaram por unanimidade o Projeto de Lei Executivo nº 047/2025, que autoriza a realização de processo seletivo simplificado para contratação de profissionais para a Secretaria de Obras e Viação. Também foi aprovada uma Emenda Modificativa, proposta pelo vereador Mauro Heitor da Silveira (PP), que estabelece que o prazo de validade do processo seletivo será de um ano, de forma improrrogável.
Em sua fala, o vereador Valdemir Nolli (PP) fez um pedido verbal à Secretaria de Obras para manutenção da Rua Marechal Floriano, que se encontra em estado intransitável. Já o vereador Romeu Lopes (MDB) informou que a demanda relacionada à Coxilha Grande será atendida em breve, apesar do atraso causado pela chuva.
A vereadora Daniela Marlise Rodrigues (MDB) trouxe informações importantes à tribuna. Ela compartilhou detalhes sobre os leilões municipais realizados em 2022, respondendo a um pedido de informação à Secretaria da Fazenda. Além disso, destacou a conquista de quatro novos veículos para a saúde, e esclareceu a destinação dos carros antigos para outras secretarias que estavam sem transporte.
O vereador Mauro Heitor da Silveira (PP) voltou a cobrar uma solução para a falta de fraldas geriátricas no município. Segundo ele, o problema durava cerca de 90 dias. “Essas fraldas são tão essenciais quanto qualquer remédio. A empresa vencedora da licitação não entregou, mas agora, com novo contrato, devem estar disponíveis a partir desta quinta-feira”, explicou.
Já o vereador Dauri Marques (MDB) manifestou votos de pesar pelo falecimento da mãe de um morador da comunidade, enquanto o vereador Romeu Lopes (MDB) aproveitou para elogiar o trabalho do secretário Biro e sua equipe, destacando os serviços prestados na região.
Próxima sessão
A próxima sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Barros Cassal está marcada para o dia 26 de maio, segunda-feira.