29/08/2023
Plenário da Câmara de Barros Cassal é nomeado em homenagem a Jovelino Zago

A Câmara de Vereadores de Barros Cassal realizou uma sessão solene em 28 de agosto de 2023 para oficializar o Projeto de Resolução n° 001 de 2023. Este projeto nomeia o plenário da Câmara como 'Plenário Jovelino Francisco Zago', em homenagem ao ex-vereador e prefeito. A proposta, apresentada pelo vereador e presidente do Legislativo Ivonir Ortiz - Biro Biro, foi unanimemente aprovada em 07 de agosto de 2023.

A homenagem atraiu um público significativo, apesar do frio, para celebrar o legado de Jovelino Francisco Zago, um homem lembrado por sua empatia, habilidade de harmonização e flexibilidade. Ele se destacou na política local, servindo como vereador, presidente da Câmara e prefeito, e era amplamente respeitado por sua integridade e abordagem pacífica.

Zago enfrentou desafios políticos e pessoais, incluindo um processo judicial que o impediu de assumir a prefeitura em 2007, apesar de posteriormente inocentado. Em 2016, foi eleito novamente como prefeito, mas faleceu devido a um câncer no intestino.

A sessão também relembrou a paixão de Zago pelo futebol e sua dedicação à agricultura. Autoridades de Barros Cassal e região compareceram para prestar homenagens e compartilhar memórias com a família do homenageado. A nomeação do plenário após Zago é um reconhecimento duradouro de seu impacto na comunidade de Barros Cassal.