01/08/2017
Presidente do Legislativo fala sobre a experiência vivida e as prioridades de seu governo

Vilson Carlesso, 38 anos, mora em Linha Pedregal é agricultor e vereador, em 2016 se candidatou pela primeira vez e se elegeu pelo PSB, com 251 votos, “foi a soma do esforço e credibilidade de cada um do partido que me trouxe aqui, mostrando que a união é a única forma de atingir objetivos sociais”, destacou. Após posse, foi eleito presidente da casa. Considera difícil esta missão, pois além de ter sido Secretário da Agricultura no governo passado não teve outra experiência em cargo de liderança em setor público, mas que está bem tranquilo, já que conta com uma equipe esforçada e os vereadores, no geral “críticos, mas mais equilibrados, já que todos atuaram em outros governos e sabem que criticar por criticar não chega a lugar nenhum, pois a população sabe como cada um já agiu em sua oportunidade de governo, em um todo”, frisou.

Quanto às expectativas “eram grandes”, disse, afirmando que continuam grandes, porém com um pouquinho mais de conhecimento e paciência, principalmente porque não é só fazer algo, já que para qualquer ação pública a burocracia exige tempo e quase mais trabalho que a ação. “E muitas vezes pecamos por não querer parar a máquina, para não deixar a população mais tempo ainda penando, sem uma estrada, sem um atendimento, mas sem estar dentro da Lei e não ter valores em caixa tudo será feito pela metade. É preciso coragem para mudar atitudes em buscas de novos resultados. A cobrança é grande e de longa data, temos que ser fortes para mudar antes de concretizar, ou estaremos só seguindo ‘a dança’”, destacou.

Quando perguntamos qual o pedido que as pessoas em geral lhe fazem mais, ele disse que por ter atuado na Agricultura, ser agricultor as pessoas pedem e falam mais sobre este setor. “Pedem por agricultura, mais serviços na propriedade, arrancar toco, aterrar pedra. Mas a secretaria não tem condições de dar abrangência, foi o que aprendi no tempo que estive a frente da pasta. Teria que terceirizar máquinas e a secretaria cuidar só de calcário, adubo, muda de arvoredos, sementes, análise de solos, projetos e investir em técnicos. Reformular o plantel de máquinas, adotando a terceirização. Pois, vejo como exemplo a bacia leiteira, como atendê-la se não tem técnico para avaliar a estrutura, muito menos para acompanhar o desenvolvimento. Sei que não há possibilidade de mudar do dia para noite, mas gostaria que neste governo, pelo menos fosse lançado a semente. Falo isso pela experiência que tenho na agricultara, pois gostaria de ter incentivo pra investir na propriedade.  Sem falar que desta forma que é feito hoje o gestor da pasta se queima, porque não consegue fazer para todos, e eles não evoluem, e não podemos deixar estacionar a principal fonte de renda do município”, disse.

Sobre ações gerais à frente do Legislativo, disse que foram aprovados 40 projetos, além das reformas que estão sendo feitas, como troca de piso na cozinha, secretaria, conserto do calçadão que estava solto em frente a Câmara, o qual foi retirado, trocado o material de baixo, e reaproveitando as lajes.

Quanto ao projeto aprovado que considera mais importante durante sua estada no Legislativo, destacou o PIM – Primeira Infância Melhor –, no qual aprovaram a mudança da Lei Municipal que autorizava mudança de Cargos em Comissão ou Função Gratificada para Monitor do programa para Cargo Seletivo através de regular processo de Seleção Pública, dizendo que, “além de termos pessoas ajudando a olhar por nossas crianças, que é muito bom, gera empregos em uma cidade que não tem outras opções, e  com certeza fortalecerá a economia dos selecionados além de ter mais valores circulando no comércio local. Claro que aprovamos muitos projetos bons, aliás todos foram necessários para, principalmente, que o executivo possa agir”disse.

Vilson agradeceu a cada um que o apoiou e que continua apoiando, em especial nesta oportunidade aos que o apontaram como melhor Vereador na pesquisa da JS Pesquisa, recentemente, “recebi a notícia semana passada e fiquei muito feliz, motivado a melhorar pela população”. Vilson é casado com Marinês Carlesso, tem dois filhos, Jean com 19 anos e Jaini 4, aos quais finaliza agradecendo por estarem sempre ao seu lado, “em todos os momentos”, disse ao finalizar.

* Jornal Serrano