09/05/2025
Projeto que prevê desafetação de bem público gera debate em sessão ordinária

Projeto que prevê desafetação de bem público gera debate em sessão ordinária

A Câmara de Vereadores de Barros Cassal realizou sessão ordinária na noite de segunda-feira,05/05, marcada por debates sobre infraestrutura, contratos públicos e servicos essenciais. O vereador Valdy Nolli (PP) não pode se fazer presente na sessão, mas comunicou com antecedência a Presidente do Legislativo e apresentou justificativa.

Entre os destaques da pauta esteve a proposição da vereadora Aparecida Neves (PP), solicitando a abertura de um poço artesiano na comunidade da Macega Branca. Já os vereadores Alexandre Cardoso (PP) e Daniela Marlise Rodrigues (MDB) apresentaram pedidos de informação detalhados, abordando desde a situação das câmeras de monitoramento até a venda de terrenos públicos nos últimos anos.

Transparência e cobranças

O vereador Alexandre Cardoso (PP) requereu informações sobre o funcionamento das câmeras de seguranca do município, além dos termos do contrato com a empresa responsável pela manutenção. Ele também abordou a iluminação pública, e solicitou esclarecimentos sobre o contrato com a empresa que atua no município. Outro tema bastante cobrado pelo vereador foi a transparência na desafetação e venda de imóveis públicos entre 2021 e 2024, incluindo compradores, valores arrecadados e destino dos recursos.

No mesmo sentido, Daniela Marlise (MDB) solicitou à Secretaria da Fazenda dados sobre terrenos leiloados em anos anteriores, pedindo localização, valores e destino das verbas. Também solicitou cópia da escritura de um terreno onde está situada a Escola Municipal na Vila Praxedes, como parte da análise do Projeto de Lei n° 043/2025.

Projetos em votação

Foi aprovado, por quatro votos favoráveis e três contrários, o Projeto de Lei Executivo n°033/2025, que autoriza a criação do cargo comissionado de Assessor Administrativo CC4 e altera a Lei Municipal n° 700/2010.

O vereador Mauro Heitor (PP) justificou seu voto contrário em nome da bancada do PP e do PL, defendeu que o momento financeiro do município não comporta a criação de novos cargos com salário acima de R$ 3.400, citando dificuldades enfrentadas por servicos como o SAMU, que, segundo ele, não dispõe de verba sequer para limpeza da base.

Uso da tribuna

Durante a tribuna, os vereadores apresentaram diversas demandas e agradecimentos. O vereador Romeu Lopes (MDB) agradeceu ao secretário Biro Biro pelos serviços realizados na Vila Bozetto e cobrou atenção à estrada da propriedade de Clécio Pereira.

A presidente Aparecida (PP) destacou sua participação na Exposol, onde reforçou o pedido de aumento do efetivo da Brigada Militar junto à deputada Silvana. Ela também cobrou a coleta de lixo em comunidades do interior, como Linha Salomé e Vila Nova, sugerindo uma audiência pública para discutir o contrato com a empresa responsável. Aproveitou para parabenizar a comunidade da Vila Nova por ações próprias contra alagamentos.

A vereadora Daniela Marlise (MDB) reforçou a importância da formalização de pedidos e destacou o jantar solidário promovido por Tia Chica, que arrecadou cerca de R$ 15 mil para a escola. Confirmou a apresentação de dados sobre terrenos leiloados na próxima sessão.

Em seguida, o edil Mauro Heitor (PP) relatou os riscos da ponte danificada na Vila Nova e apoiou o pedido de Alexandre sobre iluminação pública. Também lamentou o falecimento do senhor Jair Fernandes.

O vereador Dario Segatto (PL) relatou um caso social envolvendo uma mãe trabalhadora que precisava permanecer na cidade por conta do filho. Agradeceu ao atual secretário de Educacão pela sensibilidade com o caso.

Já o vereador Dauri Marques (MDB) cobrou novamente a manutenção da estrada entre Vila Nova e Linha São Sebastião, destacando sua importância regional. Também convidou a população a participar da votação do projeto referente à escola da Vila Praxedes.

Por fim, o vereador Alexandre Cardoso (PP) celebrou o sucesso da Copa ADEBAC e cobrou a reativação da escolinha de futebol na Linha Ceccon. Ele ainda pediu transparência nos portais públicos e atenção à iluminação e câmeras de segurança.

Próxima sessão

A próxima reunião do Legislativo ocorrerá na segunda-feira, 12 de maio.